PRADO ALUMÍNIO INAUGURA LABORATÓRIO PRÓPRIO DE ENSAIOS

As esquadrias de edificação externa têm um importante papel para o conforto e segurança dos habitantes.

Para a tranquilidade da Prado e de seus clientes construtores, é fundamental atestar que as esquadrias estejam em conformidade com a norma NBR 10821: 2017 – Esquadrias para edificações.

No último mês de maio, a Prado deu um importante passo em direção à excelência com a inauguração de seu próprio laboratório de ensaios, dedicado à análise do desempenho de suas esquadrias.

Ressaltando o compromisso com as normas, o laboratório da Prado foi seriamente desenvolvido junto o ITEC – Instituto Tecnológico da Construção Civil. Seguindo normas de infraestrutura, metodologia de ensaio e aferição de resultados, que garantem a confiabilidade dos resultados. A capacitação da equipe Prado para o manuseio dos equipamentos e diagnósticos, também foi concedida e avaliada pelo ITEC.

Os ensaios realizados no laboratório têm como objetivo verificar o desempenho das esquadrias quanto a permeabilidade de ar, estanqueidade de água, resistência à pressão de vento e o manuseio do produto.

O novo investimento traz benefícios como;

  • Melhoria no controle da qualidade – permite total controle em cada etapa do processo de ensaio, detecção precoce de possíveis problemas e rápida resolução. Garantindo padrões de qualidade.
  • Inovação – facilita o experimento de novas matérias primas, tecnologias e processo de fabricação do produto, buscando competitividade e qualidade. Incluindo o desenvolvimento e teste de modelos de esquadrias personalizados para atender às necessidades específicas de cada cliente.
  • Desenvolvimento de talentos internos – a nova formação dos colaboradores além garantir a eficaz operação do laboratório, também promove o desenvolvimento profissional tornando nosso time um dos mais preparados do mercado.

A Prado está comprometida em ser solução em esquadrias para as construtoras. Isso não apenas tranquiliza os clientes construtores, mas também reforça a posição da Prado como uma das principais fabricantes de esquadrias do setor.

Simulação do Ambiente Externo (Foto 1) | Simulação do Ambiente Interno (Foto 2)
Simulação do Ambiente Interno (Foto 1) | Simulação do Ambiente Externo (Foto 2).
Esquadria instalada e maquinas simuladoras de condições reais de agentes externos.

ENSAIOS DE ESQUADRIAS

O ensaio é um processo fundamental para a captação de dados e informações sobre o produto de mercado. Os dados apurados pelos ensaios, indicam ao departamento de engenharia quais aspectos merecem mais atenção, como eventuais reforços ou melhorias. E principalmente, se está em conformidade com as normas da construção civil.

São realizados uma série de testes e aferições para determinar o comportamento daquele produto a determinados tipos de situações e suas normas, conforme descrito a seguir;

  • Verificação da penetração de ar – NBR 10821-32017 – Item 5

A esquadria é submetida a uma pressão de vento, sendo averiguado qual o volume de ar que passa pela esquadria, ou seja, qual sua permeabilidade ao ar. Esta verificação é importante tanto para o conforto do usuário, quanto para garantir o melhor desempenho em ambientes climatizados, pois se a esquadria permitir a passagem de um volume de ar elevado, obrigará que o sistema de climatização trabalhe com sobrecarga para manter a temperatura do ambiente, aumentando assim o consumo de energia elétrica.

  • Verificação da estanqueidade à água – NBR 10821-3:2011 – Item 6

A esquadria é instalada em um equipamento, simulando a condição real de instalação na edificação. Este equipamento é acoplado a uma câmara de ensaio que simulará a ação da chuva, juntamente com pressões de vento. Neste ensaio é verificada à estanqueidade da esquadria à água, se há ocorrência de borbulho no trilho, vazamentos em outros pontos da esquadria. O requisito normativo mínimo neste ensaio é que não devem ocorrer infiltrações de água que molhem a face interna da residência

  • Verificação do comportamento submetido a cargas uniformemente distribuídas (resistência à pressão do vento) – NBR 10821-3:2011 – Item 7

Verificar a capacidade da esquadria em suportar pressões externas e internas, sem ser danificada, sem desprender folhas e/ou vidros.  A intenção é não colocar em risco os ocupantes da edificação ou pedestres que estejam circulando próximo à edificação.

  • Verificação da Resistência às Operações de Manuseio – NBR 10821-3:2011 – Item 8

A esquadria é submetida a ensaios mecânicos que simulam as condições normais de uso da esquadria, tais como ciclos de abertura e fechamento das folhas móveis, com o intuito de averiguar a durabilidade e eventual perda de performance mediante utilização no longo prazo.

  • Verificação da sonoridade – NBR 10821-4 – Requisitos Adicionais

Após os ensaios realizados pelo nosso laboratório, enviamos o produto para ensaio acústico e verificação de se o mesmo está em conformidade com a norma acústica. Os testes e laudos referentes ao desempenho sonoro são realizados em laboratório terceirizado, específico no segmento.

Os ensaios realizados pelo laboratório da Prado Alumínio, utilizam equipamentos e metodologias que seguem as rígidas e precisas determinações do ITEC – Instituto Tecnológico da Construção Civil, que valida a confiabilidade dos relatórios de ensaios emitidos. 

Equipe de Excelência | Prado Portas e Janelas de Alumínio

.

.

Fontes: itecbrasil.org.br/ensaio-tecnico-esquadrias | itecbrasil.org.br/ensaios